Mostra Espírita de Dança

A Mostra Espírita de Dança “Oficina do Espírito” foi criada pelo Grupo Espírita de Dança Evolução e aconteceu pela primeira vez em Outubro de 2001, no Instituto de Difusão Espírita em Araras.

O grupo, criado em Dezembro de 1995, desconhecia até então, a existência de outros grupos  de dança no movimento espírita.  O objetivo da mostra  era descobrir  outros grupos existentes, através da divulgação nacional do evento. Além disso, surgia a meta de difundir a dança dentro da Doutrina Espírita, oferecendo oficinas de capacitação aos grupos, palestras e noites artísticas, onde permutando experiências, lapidassem o trabalho técnico e artístico dos grupos.

Lançada a divulgação a nível nacional, com ajuda da gráfica do Instituto de Difusão Espírita, veio a agrádavel surpresa, quando começaram a chegar as primeiras inscrições: Grupo Sáphyra de Pernambo, Grupo Arte Vidinha de Franca, Grupo “Graça e Luz” de São Paulo, Jovens Espíritas a Caminho da Luz (JECAL) – SP, Grupo Força, Esperança e Harmonia ( FEH) também de São Paulo, Casas André Luiz (SP) e APAE – Araras.

Durante a primeira mostra, o salão azul do Instituto de Difusão Espírita, com capacidade aproximada para 400 pessoas, ficou lotado, sendo que muitas pessoas ficaram em pé. Os bailarinos espíritas, tiveram que assistir o evento da porta de vidro que dava acesso ao salão da apresentação.

Foi uma noite mágica! – lembro-me a diretora do Grupo “Casas André Luiz” descrevendo, “Não sabíamos se era sonho ou realidade!

Na abertura do evento, feita pela Grupo Espírita de Dança Evolução, bailarinos de todas as idades, crianças bem pequenas, jovens, adultos e idosos dividiam o palco e a platéia, permutando vibrações entre encarnados e desencarnados.

A emoção era tanta, que as lágrimas rolavam sem que pudéssemos impedi-las e assim correram duas horas de apresentações belíssimas, onde irmados pelo ideal da Arte Espírita, elevávamos nossos pensamentos em gratidão ao Pai, por ter-nos dado a oportunidade de participar desse momento que nos marcaria por toda a vida.

Desde então, a Mostra acontece anualmente no Instituto de Difusão Espírita em Araras, sempre no segundo semestre do ano, difundindo a dança no meio espírita, capacitando os grupos, oferecendo espaço para troca de experiências e aprimoramento técnico e expressivo aos bailarinos e coreógrafos espíritas.

Vídeo da coreografia de Abertura:

5 respostas para Mostra Espírita de Dança

  1. Fátima - Cia. Teatral Paluarte/Indaiatuba/SP disse:

    E que esse Sonho continue florescendo e frutificando cada vez mais… Jesus Abençoe e Proteja a todos vocês, irmãos do IDE, GEDE e todos que já participaram (e participarão…) da Mostra Espírita de Dança.

    Até a IX Mostra!!!

  2. SANDRA MARTELLI disse:

    OI BOM DIA PODERIAM ME AVISAR INFORMAÇÕES REFERENTES A AMOSTRA DE DANÇA ESPIRITA TIPO DATA PARA INSCRIÇÃO, QUAL O PROCEDIMENTO.
    ESTOU NO AGUARDO
    ABRAÇOS

  3. Aparecida sumie hanaoka francisco disse:

    Este blog é uma bênção !
    Sumie

  4. Karim Bevervanso disse:

    Olá, gostaria de receber informações sobre o festival.
    Obrigada

    Karim – classartes@hotmail.com

  5. Gostaria de saber como faço para participar da amostra de dança espirita como forma de aprendizado, estou muito interessada em aprender tudo. Sou prof. de dança para crianças e me interessei muito por tudo que voces fazem , inclusive a parte de coreografia . Aguardarei sua resposta. Abraços e que Deus continue iluminando voces.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s