Grupos Espíritas de Dança

 
GRUPO “Crisálida” – RIO DE JANEIRO
 
Marina
 
 
Minhas florzinhas
 
 
 
 
 GRUPO “DANÇA ARTE” DE GOIÂNIA

 OgAAAGqaUXN3s1iojyhj8o9Gpjwjh86bvTgkYFZuGJfhGkspRVL0vltxJwdj2cYhs1vMq5cQFEHbnSQwYsShkRMKCGEAm1T1UC68vGggRl-oO1CICMfHIBQ3JEac

 

 

OgAAAMHATeMukX1aIniA1TcmuT1GMJbRM5WExj5K4yZSCdQY0xNLx-XxCuCi2FetwrlMrtXbE8IYrvHkCVYfG4hJq0QAm1T1UPr-eEJtqYlo_GLw48Jy0yc_FT6A

 

 

 

 

 

 

Grupo Sáphyra de Dança Espírita – Recife/PE

 

 

 

 

Apresentando na I Mostra Espírita de Dança em Araras/SP

Apresentando na I Mostra Espírita de Dança em Araras/SP

          O Grupo Sáphyra foi criado em 1.998 e esteve na I Mostra Espírita de Dança em Outubro de 2001, em Araras/SP, representando o Nordeste brasileiro.
IMG_3365
 
 
 
Grupo Espírita de Dança “Iluminar” – Ribeirão das Neves/MG

 

Coreografia "Vibração"

Coreografia "Vibração"

Coreografia "Vibração"

Coreografia "Vibração"

Grupo Espírita de Dança Evolução – ARARAS/SP

 

IMG_8041 

 

         Em janeiro de 1996, no Instituto de Difusão Espírita (IDE) em Araras, estava sendo organizado os preparativos para o Curso de Evangelizadores, que todos os anos ocorre no período do carnaval.

         Era mais um sábado de muito trabalho no IDE : distribuição de cestas a famílias necessitadas, evangelização infantil, mocidade, grupo de mães, palestras, tudo acontecendo ao mesmo tempo.  Um grande  amigo nosso, o Walter, estudioso da evangelização infantil e incentivador da arte espírita, pediu a alguns jovens que montassem uma coreografia sobre a evolução do espírito, do reino animal à angelitude, para o Curso de Evangelização, que aconteceria em fevereiro. 

IMG_8133

 

Mais que depressa, esse pequeno grupo de jovens cheios de entusiasmo pela idéia, foi convidando outros jovens que estavam trabalhando no local.  Formado um grupo de aproximadamente doze pessoas, marcaram ensaios e  a partir das obras  básicas da codificação kardequiana e de outras obras espíritas que versavam sobre o tema, foram transformando o conhecimento espírita em dança.

A vontade, entusiasmo e a confiança na ajuda do Alto cresciam a cada ensaio, nenhum dos jovens com exceção de uma garota haviam feito aula de dança nenhuma vez na vida, nenhum deles era bailarino, mas estavam dançando…

 

IMG_3333

Um mês depois, na noite artística do Curso de Evangelizadores, o grupo apresentou a coreografia que se chamava Evolução.

Após a apresentação, a alegria e  a emoção era tanta, que no palco mesmo, pediram autorização para o Walter, diretor do departamento de evangelização na época, para que pudessem formar um grupo espírita de dança no IDE, o que  ele concordou no mesmo momento.

A partir desse dia o grupo nunca mais parou,   e recebeu o nome da coreografia que lhe deu origem – EVOLUÇÃO.

 DSC01511

 

PRIMEIROS INTEGRANTES

  Para fins meramente históricos, gostaríamos de citar nomes dos primeiros participantes do Grupo Espírita de Dança Evolução : Luciana Scanavini, Rogério Martoni, Mariana Lollo, Mariana Frungilo, Gustavo Lussari, Marcelo Scian, Débora Mendes, Daniela Pereira, Adriano, Gabriela Ferreira, Willian Soares, Magali Naitzel, Eliana Perisatto, Juliana Hipolyto, Nathália Galetti, entre outros.

Muito temos que agradecer aos companheiros da espiritualidade maior, que no anonimato, nos tem auxiliado desde a criação do grupo.

Dezenas de pessoas passaram pelo Grupo Espírita de Dança Evolução e dezenas de outras passarão, ajudando a construir a sua história e levando um pouco dessa história  para suas vidas.

IMG_8367

GRUPO ESPÍRITA DE TEATRO E DANÇA COR DA ALMA

Rio Claro/SP

 DSC02020

  O Cor da Alma foi criado em 10 de agosto de 2003, como grupo de teatro infanto-juvenil, e sempre teve como principal objetivo a educação do Espírito através da Arte. A partir das oficinas de dança e expressão corporal que eram oferecidas ao grupo, os pequenos atores interessaram-se em ter aulas de dança com freqüência.

            Com as aulas, ministradas semanalmente pela bailarina Josiane Carvalho de Morais, surgiu a primeira coreografia do grupo: “Teias” (música de mesmo nome, de César Tucci) e o grupo passou a denominar-se também um grupo de dança. Esta coreografia foi apresentada em Rio Claro, Araras e Indaiatuba. Montou-se, então, uma segunda coreografia: “Evolua” (música “Subindo até você”, do GAN), apresentada em Rio Claro e Araras.

            Hoje o grupo conta com oito bailarinos: Daiane Trugilio, Daniele Trugilio, Diego Trugilio, Hilvani de Carvalho, Laura de Moraes Murari, Lívia Carvalho Machion, Natássia Costanza Fossaluza e Victor Ormundo Francisco, além da coreógrafa Josiane Carvalho de Morais. Estão todos empenhados no atual projeto de montar um ballet de cinco coreografias, das quais a primeira já está pronta (“Oportunidade”). O trabalho está crescendo juntamente com o grupo, que evolui a cada novo passo que é dado!

Mostra de Dana 2007 (1) 

 

Grupo Espírita de Dança Reforma Íntima – Vitória/ES

sesi 2 

O Grupo Espírita de Dança “Reforma Íntima” (GEDRI) foi criado em setembro de 2006, com o intuito de unir a Dança e o Espiritismo. Embora já existissem no Estado alguns grupos de música e teatro, não se tinha conhecimento de nenhum grupo que divulgasse a Doutrina Espírita através da dança.

 

Inicialmente pensado por Daniela Soares e Mariana Petri, logo no primeiro mês o grupo reuniu sete pessoas, que apresentaram em setembro de 2006 a coreografia “Novas Idéias”, com duração de cinco minutos, para 350 evangelizadores no 16º Encontro Estadual de Evangelizadores Espíritas (ENCONTREEI), um evento promovido anualmente pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES).

Em fevereiro de 2007, o GEDRI apresentou-se no 27º Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo (EMEES), um evento também promovido pela Federação do Estado, que reúne anualmente cerca de 550 pessoas, incluindo jovens e coordenadores de mocidades. A coreografia apresentada, “De Lagarta à Borboleta”, durou aproximadamente 25 minutos e contemplou temáticas como a evolução física e espiritual do ser humano, o aperfeiçoamento moral e a libertação, utilizando-se de um paralelo com a metamorfose da lagarta, que passa por vários estágios, até se transformar em borboleta.

 

Coreografia "Da Lagarta a Borboleta"

Coreografia "Da Lagarta a Borboleta"

Com suas asas e cores, conteúdo e reflexões, esta coreografia emocionou a todos, sendo apresentada mais duas vezes pelo Estado: uma na cidade de Colatina, ao norte, no Teatro da Escola Marista, e uma na cidade de Guaçuí, ao sul, no Teatro Municipal. Ambas as apresentações tiveram um público de 200 pessoas.

 Ainda em 2007, foi realizada uma apresentação no 17º ENCONTREEI, com a coreografia “Força do Bem”, homônima a composição da Equipe de Música da FEEES, utilizada como música tema.

 DSC_0567

 

Em fevereiro de 2008, no 28º Encontro de Mocidades Espíritas do ES, o grupo apresentou a sua mais nova coreografia: “Per Somnum”, ou O Sonho.  Desta vez, com uma roupagem mais densa, os conflitos existenciais, os desencontros e as dificuldades de nossa existência foram abordados, mostrando que, apesar de nos depararmos continuamente com inúmeros obstáculos, podemos fazer a diferença e trabalhar por um mundo melhor.

 Em junho deste mesmo ano o GEDRI fez a sua primeira apresentação ao público aberto. Realizada no Teatro do SESI em Vitória, para um público de 300 pessoas, foram apresentadas “De Lagarta a Borboleta” e “Per Somnum” (segue em anexo), num espetáculo de aproximadamente uma hora.

 “Per Somnum’’ ainda foi apresentada mais uma vez no mês de junho, no 18º ENCONTREEI, realizado no Teatro da UFES, que reuniu 400 evangelizadores de infância, juventude e estudo sistematizado da Doutrina Espírita.

 Atualmente o grupo é composto por 13 pessoas, entre bailarinos e contra-regras. São elas: Aline Leão, Estela Magalhães, Felipe Soares, Gabriella Xavier, Guilherme Vasconcelos, Irene Sonegheti, Marcos Rezende, Mariana Petri (coordenadora), Mayara Freitas Monteiro, Melina Santesi, Natália Petri, Scheilla Nunes e Wendel Alexandre.

DSC_0507

 

 

 

Anúncios

8 respostas para Grupos Espíritas de Dança

  1. QUE BÊNÇÃO, VER TANTOS GRUPOS INICIADOS… MAS E EM CURITIBA, NÃO TEM NENHUM? HAHAHA
    BEIJÃO DE LUZ COLORIDA!!!
    JACKELINE-CURITIBA-PR

  2. Larissa Azevedo disse:

    Emoção verdadeiramente indescritível…

    Dançar é viver, é elevar-se…contemplar o belo em suas múltiplas manifestações físicas, espirituais!.

    Parabéns a todos os persistentes, trabalhadores da Seara do Cristo pelo espiritismo.

    Vocês são estímulos, espelhossss..

    Um grande abraço fraterno a todos.

    Se puderem entrem em contato comigo, estamos iniciando um Grupo de Dança espírita em Macapá-AP e precisamos de experiencias concretas para abrilhantar nosso trabalho.

    meu endereço de e-mail – larye_azevedo@hotmail.com.

    Larissa.

  3. Cristiane Fonseca disse:

    Olá pessoal, gostaria de saber se há algum grupo de Dança em BH/MG!

    Obrigada.
    Que as luzes do céu sempre guiem nossos passos.

  4. Mary Trezub disse:

    Olá, gostaria de convidar bailarinos ou aspirantes para integrarem meu grupo “Inspiração Divina”, em Curitiba, se tiverem interesse, favor entrar em contato marytrezub@hotmail.com , vale lembrar que o trabalho tem cunho doutrinário e voluntário.
    Grata .
    Paz e Luz!
    obs: correção do email para contato: marytrezub@hotmail.com

  5. SANDRA MARTELLI disse:

    BOM DIA AMIGOS!!
    GOSTARIA DE MONTAR UM GRUPO DE ARTE ESPIRITA, TANTO PARA TEATRO , INCLUSIVE JA TEMOS O ROTEIRO PRONTO ,OU DANÇA ESPIRITA!!
    MEU EMAIL CONTATO SANDRAMARTELLI@BOL.COM.BR
    OBRIGADA
    MUITA LUZ !!

  6. Lau disse:

    Olá… meu nome é Laurimar Dias Mesquita e faço parte do Grupo Espírita Euripedes Barsanulfo em Cristalina-GO e estamos iniciado a Expressão Corporal na casa… adorei o Blog e me será muito útil para esse trabalho que é de longo prazo… abraços e continuem nos brindando com tantas apresentações e lindos trabalhos… tenho formação em Ballet Classico e a dança sempre foi minha paixão… bjs a todos!!!

  7. Renata disse:

    Olá, pessoal! Alguem sabe se há um grupo de dança espírita em Brasília? Se houver, tenho muito interesse em participar…
    Abraço fraterno a todos!
    Renata.

  8. Mariana Pereira disse:

    Olá, moro no ABC e gostaria de saber se existe algum grupo por aqui ou em São Paulo Capital que eu possa conhecer. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s