Notícias Sapatilha

Informativo Semanal da Dança Espírita


15  de Junho 2018 – nº 75

ACONTECEU

Estudo de Dança por Eneida  Nalini  no XV Fórum Nacional de Arte Espírita – 2018

A noite do dia 31.05, durante o Fórum Nacional de Arte Espírita- Paraná 2018, os forenses foram divididos no primeiro momento das Salas de Compartilhamento. O objetivo desta atividade foi promover estudos por linguagens artísticas, de troca de experiências, vivências, incentivando os participantes a darem sua contribuição. Eneida Nalini (SP) coordenou a sala de dança.
Participaram 30 forenses de vários grupos de dança de todas as cinco regiões do país, alguns do Teatro e Poesia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

…ainda sobre o XV Fórum Nacional de Arte Espírita

Momento Livre do Fórum Nacional de Arte Espírita 2018
Sarau do Gláucio
Dança- Improvisação
Música Força do Bem

Este slideshow necessita de JavaScript.

VAI ACONTECER


Maranhão

4804327c-c6e6-4c4f-898c-2e1613bcdc97

Rio de Janeiro

d599a742-f5aa-44e8-984f-29f3b7d58c9e

ENTREVISTA


GABRIELA MENDES

28158068_579661815729760_5544867207940407296_nGabriela de Campos Mendes é natural de São Paulo e mora atualmente em Palmas/TO. É nutricionista. Frequenta o Grupo Espírita Adolfo Bezerra de Menezes onde também é coreógrafa do Grupo de Arte Espírita Alta Frequência.

Quando foi seu primeiro contato com a dança espírita?

Aqui em nosso estado nós temos o Encontro de Mocidades Espírita do Tocantins (EMOEST) no período do carnaval, e é costume as casas espíritas que possuem mocidade e/ou grupos de arte espírita levar  apresentações artísticas. A nossa casa não  foge da regra,  e como eu comecei a dançar ballet aos 8 anos, começaram a me pedir pequenas performances para somar nas peças teatrais. Dessa forma foi o meu primeiro contato,  mas só  no ano  passado (2017) tive contato com outros grupos e bailarinas espíritas, que foi no Encontro de Jovens Espíritas da Região Tocantina (EJERT) em Imperatriz-MA, onde o GEDRI ( Grupo Espírita de Dança Reforma Íntima) participou do evento, coordenando algumas oficinas e espaços, e no Fórum Nacional de Arte Espírita em Goiânia onde tive contato com uma bailarina do GAN ( Grupo Arte Nascente).

dança2

Quando o trabalho com a dança espírita se intensificou em seu grupo?

Foi após uma oficina do GEDRI em 2017 no EJERT (Imperatriz-MA) que algumas integrantes do Alta Frequência, grupo que participo, se interessaram em construir uma coreografia. Após essa coreografia, veio mais uma e outra com todos os integrantes do grupo. Foi e está sendo uma experiência riquíssima trabalhar de coreógrafa do grupo, pois é lidar com as limitações de cada ser e dessa situação conseguir construir trabalhos com a mensagem do Cristo.

Qual grupo você participa? Há quanto tempo? Como é a rotina de trabalho do grupo?

Eu participo do Grupo de Arte Espírita Alta Frequência, por volta de 5 anos, desde sua criação. O grupo através da música, dança e teatro cria suas peças, possuindo trabalhos exclusivos de cada modalidade e trabalhos que se misturam.

Os encontros são semanais, acontecem aos sábados das 14:30h  às 17:00h. O nosso único requisito é a idade, que seja maior de 12 anos e que esteja frequentando algum estudo doutrinário.

Nós realizamos estudos doutrinários em relação a Arte Espírita e aos temas das nossas peças artísticas, sendo destinado o primeiro momento do encontro para isso. Depois realizamos aquecimento e partimos para as atividades.

Como temos coordenações (música, teatro, dança, financeira, comunicação) cada coordenador é responsável por momentos distintos até a criação da peça, que começamos a criar por demanda (Encontros de Mocidade, Semana Espírita do Centro), e após disso começamos os ensaios, às vezes tendo que marcar ensaios extras.

O que a dança espírita te propicia/soma/transforma/modifica na sua trajetória como espírito imortal?

A dança espírita consegue proporcionar apenas com o corpo sensações de bem estar entre meu corpo, mente e os ensinamentos do Cristo. Como antes eu era bailarina de Escolas ou Cias de dança, o objetivo maior perpassava em uma técnica  muito boa para ganhar palmas e concursos.  Mas, já com a dança espírita, penso em como da melhor forma levarei mensagem para quem está me assistindo e como eu estarei me sentindo com o que estou apresentando, ou seja, se estou conectada com a mensagem. E nesse caminho  que a dança espírita começou a me modificar, por ser uma vertente artística que eu tenho mais afinidade, me fez pensar  em cada movimento que eu exercia se estava de acordo com o ensinamento do Cristo e se eu estava nesse  caminho.

Nestes anos de trabalho com a dança espírita, quais os desafios vencidos, os aprendizados adquiridos?

Os desafios vencidos foram vários, primeiro passar a ser bailarina para coreógrafa também, conseguir que pessoas que não tinham contato com a dança estivessem harmonizadas com a coreografia e que as pessoas que estavam assistindo entendesse o que eu queria passar sem preconceitos. Nas dificuldades que os ensinamentos surgem, assim como a troca de saberes com os colegas do grupo, e conseguimos achar uma melhor forma de trabalhar.

dança1

Qual conselho você daria para quem está começando um grupo hoje?

Que tente perceber as potencialidades de cada integrante do grupo para no final consiga realizar uma apresentação bacana que favoreça  a todos.

O que você vê para o futuro desta linguagem dentro do movimento de dança espírita?

Nós grupos de dança ou grupos de arte que utilizam a vertente da dança ainda tempos vários desafios que estão sendo superados, mas que sabemos que eles ainda existem. Então o que vejo para o futuro é que as barreiras sejam cada vez mais inexistentes e que a dança espírita esteja em muitos lugares ocupando espaços com sua beleza particular.

dança

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Entrevistas, Notícias, NOTICIAS SAPATILHA, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s