Notícias Sapatilha

Informativo Semanal da Dança Espírita


14 de Julho de 2017 – nº 26

separador (1)

II SEMANA NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA – PARTICIPE!

logomarca-2a-semanaII Semana Nacional de Arte Espíritaobjetiva uma concentração de prática e divulgação da arte espírita em todo o país no período de 30/09 a 08/10/2017.

Neste período, cada cidade ou região metropolitana realizará apresentações artísticas e palestras sobre a arte espírita.

É um evento organizado pela Abrarte – Associação Brasileira de Artistas Espíritas.

Como funciona?

Cada cidade ou região metropolitana organizará a programação de atividades ligadas a Arte Espírita no período em que acontecerá a Semana Nacional: de 30 de setembro a 08 de outubro de 2017.

Alguns exemplos de atividades que podem ser programadas neste período:

  • Palestras sobre arte espírita
  • Apresentações de artistas e grupos de arte espírita
  • Oficinas de arte
  • Estudo sobre arte espírita

Nada impede que sejam conjugadas apresentações artísticas com as palestras ou os estudos, por exemplo. O importante é discutir, divulgar e praticar a arte espírita durante a semana.

O interessante é buscar preencher todos os dias da Semana Nacional com uma atividade, variando os locais, para que atinja e envolva o máximo de instituições, artistas e público. Com isso os espíritas e a sociedade em geral tomam conhecimento da importância da Arte Espírita e como ela é praticada no Brasil.

Quer participar? Acesse o site:  https://semanadearteespirita.wordpress.com/

FONTE: https://semanadearteespirita.wordpress.com/

separador (1)

VEM POR AÍ

SÃO PAULO

b769d1bb-78ad-430c-a94f-1c807326f414

O FECEF vem carinhosamente, convidar você, alma dançante, para apresentar seu trabalho . Nesta edição o FECEF também terá Mostra de Dança , além do Festival de música e mostra de teatro .
Venha participar desta grande festa da Arte Espírita brasileira!!!
E não perca tempo em fazer sua inscrição com desconto, até dia 15/07.
Preços especiais para grupos!

Maiores informações: http://www.institutoarteevida.org.br/fecef2017/

Enviado por Lígia Benate – Divulga Dança Espírita

 

MINAS GERAIS

Dança Espírita em Poços de Caldas/ MG durante o VI Encontro Sem Fronteiras do Jovem Espírita – 12 a 15 de Outubro de 2017. Em breve maiores informações.

95f015e3-96b4-43d3-bd28-5c43728d14e7

 

RIO GRANDE DO SUL

 

4eee657c-bcb3-462e-8488-1a5655894cf3

 

separador (1)

MEMÓRIA

Grupo Luz e Movimento

Grupo Luz e Movimento – 2008 – Casa dos Humildes/ Paraíba

O resgate de um vídeo de apenas dois minutos movimentou o grupo de evangelizadores dos Departamentos de Infância e Juventude aqui na Paraíba. A onda nostálgica deu-se pela lembrança da utilização da dança, em 27 de outubro de 2008, como instrumento de interação durante um evento esportivo cujo objetivo de integrar a infância e juventude dos Centros Espíritas.

O grupo de dança que fez a coreografia foi o Luz e Movimento, que atualmente está inativo. A ex-coordenadora Jucélia Cunha foi procurada por Márcia Domingos do GED Sublimação para tentar resgatar algumas fotos e vídeos das apresentações para que a história desse grupo não se perca com o tempo.

Segundo, Márcia, é muito importante que preservemos a memória das ações que fazemos na vida, com a arte não deve ser diferente. A emoção que este vídeo passou foi imensa, apesar de ter péssima qualidade de imagem. É de grandiosa importância para a confraternização e estímulo da arte, comenta Márcia, que fez a filmagem –  “… na época o GED Sublimação estava desativado por falta de integrantes. Vi naquele instante um momento especial e guardei no Youtube. Nas imagens revejo alguns integrantes antigos do GED Sublimação e também os atuais, que na época, não pensavam em fazer parte de um grupo de dança pois preferiam o teatro.”

Enviado por GED Sublimação – Divulga Dança Espírita

 

separador (1)

Nasce novo grupo de dança espírita em João Pessoa

18056696_626134844177687_3220914114735513604_n (2)Um novo grupo de dança surge na capital paraibana. O Grupo Espírita de Dança “Rayos de Luz” nasceu dentro da sala de aula de evangelização do Centro Espírita Humberto de Campos, no bairro dos Novais. Para Teomary Alves, evangelizadora e coordenadora do grupo, a utilização da dança no Centro Espírita é importante porque novas linguagens e novas oportunidades devem ser dadas às crianças e aos adolescentes, para que sejam utilizados na Evangelização Infanto-Juvenil como elemento importante no processo de educação do espírito.

A ideia de montar o grupo, segundo Teomary, partiu de uma oficina de dança, ministrada por componentes do GED Sublimação, também de João Pessoa, em 2016.

Em março deste ano, os dois grupos se encontraram pela primeira vez, gerando uma coreografia com a  música AMA, de Moacyr Camargo, durante palestra dele na Caravana de DIJ’s. As oficinas para aperfeiçoamento do grupo continuam sendo feitas e a próxima será no fim de julho.

Segundo Márcia, do GED Sublimação “é importante saber que as apresentações, além de divulgarem a mensagem da Doutrina Espírita, motivam esse público tão especial para entrar na dança, aplicando os conhecimentos vistos durante a evangelização, no respeito ao colega, na criação de coreografias, na concentração de energias para atividades saudáveis. O mundo fora das unidades religiosas é muito atrativo, nem sempre para o lado bom e é com orientação e amor, que iremos conduzir o rebanho para o caminho do Cristo.”

O GED Rayos de Luz apresentou-se também em maio deste ano em homenagem às mães, e já tem apresentações marcadas para agosto. Irão participar da II Semana Nacional de Arte Espírita, que acontecerá de 30/09 a 08/10 deste ano.

6985286f-6648-4fc0-9d22-5a00cf71951c (1)

Enviado por GED Sublimação – Divulga Dança Espírita

separador (1)

RECORDAR É VIVER

Grupo Arte Em Cena (Mariana e Yasmynhe Nocrato) dançaram no XIV EMECE uma coreografia do Grupo Saphyra representando a relação de uma jovem descobrindo como conviver com sua mediunidade – Março 2012

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s