Notícias Sapatilha

Informativo Semanal – Dança Espírita


21 de Abril de 2017 – nº 14

ACONTECE


O Grupo Espírita de Dança “Passos de Luz”: aprendizado muito além da dança 

WhatsApp Image 2017-04-16 at 13.54.23O Grupo Espírita de Dança “Passos de Luz”, de Macapá, coordenado por Perciliano Gomes, oferece semanalmente estudo doutrinário às crianças do grupo.

Os estudos abrangem atividades teórico-práticas, que buscam entendimento aprofundado de temas ligados ao corpo, a dança, a arte sob a ótica espírita, além do estudo sistematizado da Doutrina Espírita.

Segundo Perciliano, a dança espírita vai muito além do fazer dança, mas abrange a compreensão de que esta atividade envolve questões mais profundas, que só o Espiritismo pode esclarecer.

O acesso ao conhecimento espírita desde a infância é fundamental à formação do futuro artista espírita, que desde cedo irá compreender que fazer arte espírita vai muito além da divulgação do conteúdo espírita, mas inicia no processo de reforma íntima, objetivo primeiro de todo grupo que se propõe aliar o conhecimento espírita ao fazer dança na casa espírita.

Enviado por Perciliano Gomes, Macapá.

ACONTECEU


Grupo Espírita de Dança Graça e Luz (SP) apresentou-se na X COMJESP

WhatsApp Image 2017-04-16 at 11.21.39O Grupo Espírita de Dança “Graça e Luz” de São Paulo (capital) apresentou-se pela primeira vez na COMJESP – Confraternização das Mocidades Espíritas do Estado de São Paulo, que aconteceu  de 13 a 16/04 na cidade de Bauru/SP. A coreografia apresentada foi “O que você faz?”

Enviado por Ana Carolina Porto Lemes (GED Graça e Luz – São Paulo/SP)

Grupo Espírita de Dança Sublimação (PB) participou da Feira Multicultural da Federação Espírita Paraibana

Coreog 01 De volta a fonte (5)O Dia Nacional do Espiritismo foi comemorado, na última terça-feira (18), pela Federação Espírita Paraibana, com uma Feira Multicultural Espírita, no Shopping Tambiá, em João Pessoa, das 9:00 h às 20:00 h. A produção do evento ofereceu ao público uma ciranda de artes e cultura espírita, com feira de livros, música, dança, teatro e outras atrações.

O Grupo Espírita de Dança Sublimação (João Pessoa, PB), participou com a apresentação de quatro coreografias que levaram o Espiritismo ao grande público como Doutrina Consoladora que não traz moral diferente da de Jesus, mas lança novo entendimento sobre Seus ensinos e é neles alicerçado.

O 18 de abril é declarado Dia Nacional do Espiritismo, conforme Decreto Lei 291/2007, de autoria da Deputada Federal pelo Ceará, Gorete Pereira, aprovada em 2007, por ocasião das comemorações do Sesquicentenário (150 anos) de O Livro dos Espíritos e, por conseguinte, do Espiritismo.

Os seguidores da Doutrina Espírita reverenciam o 18 de abril porque foi nesta data, há 160 anos, que o professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) lançou O Livro dos Espíritos como o marco da Codificação do Espiritismo. Logo após, (em 1858), Kardec lançaria a Revista Espírita, seguindo-se mais quatro livros que compõem o pentateuco kardequiano, ao mesmo tempo em que funda a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Correio Fraterno – Enviado por Márcia, coordenadora do GED Sublimação (João Pessoa)

 VAI ACONTECER


fecef_2017

O que é o Festival da Canção e Encontro de Arte Espírita  de Franca?

O FECEF – Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em Franca – é um encontro nacional, realizado a cada dois anos, que reúne artistas espíritas e pessoas ligadas à arte, com o objetivo de sensibilizar e aprimorar o gosto pela arte com temática espírita, através da confraternização e o intercâmbio. Reúne aproximadamente 350 participantes e nestes anos de existência tornou-se expressivo ponto de referência para realizações artísticas e culturais do movimento espírita brasileiro. Criado em 1981, o então Festival da Canção Espírita de Franca, visava divulgar e incentivar a criação de músicas com temática espírita na busca da qualidade e pureza doutrinária. Depois da edição de 1983, por vários motivos o FECEF deixou de ser realizado, até que em 1990, este grupo de jovens espíritas francanos resolveu juntar forças e realizar o III FECEF. Algumas mudanças foram implantadas, entre elas, talvez a mais importante foi a de fazer do FECEF um encontro de todas as artes, e não só de música, surgindo assim o Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em Franca. O objetivo maior deste encontro é contribuir efetivamente para elevar o padrão ético e estético de nossas produções artísticas, e reforçar o papel fundamental da arte na educação e verdade e do bem, despertando e aprimorando o dom de criar para o desenvolvimento do homem integral, em sua relação consigo, com o próximo e com Deus.

De forma dinâmica são montados a cada evento várias oficinas de diferentes segmentos de arte, buscando oferecer informações importantes a todos aqueles que buscam um norte para a produção artística nacional. Além disso, outra grande preocupação é com a parte de estudos que se oferece no FECEF, em que se discute verdadeiramente qual o papel da arte dentro da doutrina espírita e quais suas formas de atuação.

RECORDAR É VIVER


Apresentação do Grupo Arte Nascente de Goiânia na I Mostra Nacional de Dança Espírita em Vitória/ES, 2012

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias, NOTICIAS SAPATILHA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s