Notícias Sapatilha

Informativo Semanal – Dança Espírita


10 de Março de 2017 – nº 08

ACONTECEU


WhatsApp Image 2017-03-06 at 16.05.51Neste último final de semana aconteceu o II Intercâmbio de trabalhadores da Arte no Movimento Espírita do RS.
Dentre as atividades, foram realizadas duas oficinas de Teatro, com Edmundo Cezar e Fabiano Paul, de Música, com Paulo Rowland e de Dança, com Denize de Lucena.
Esta, abordou as propostas e possibilidades da Dança no Movimento Espírita.
A oficina foi dividida em dois turnos: pela manhã, uma fundamentação teórica focando os aspectos socioculturais da Dança na História da Humanidade, a presença e necessidade da Diversidade na Cultura Brasileira e as experiências e propostas da Dança Espírita.
Pela tarde, foram criadas quatro intervenções coreográficas a partir do que foi visto pela manhã e do tema proposto pelo evento: Boas Vibrações.
O resultado das oficinas foi transmitido e está disponível no canal do YouTube da FERGS – Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

VAI ACONTECER


encontro marcado

Entre os dias 01 e 16 de abril, Belo Horizonte receberá o projeto Encontro Marcado – Campanha de Popularização da Arte Espírita que reunirá no palco do Teatro PIO XII apresentações de música, poesia, teatro e audiovisual, além de exposição de artes plásticas. O principal objetivo é divulgar grupos e trabalhos artísticos desenvolvidos no meio espírita. Nesta edição participam artistas do Belo Horizonte, Brasília, Vila Velha /Es e Rio de Janeiro,

Os espetáculos primam pela qualidade artística e técnica das apresentações, destacando a arte como elemento importante para a espiritualização do ser humano. As mensagens não se destinam apenas aos espíritas, mas sim ao público mais amplo interessado em cultura.

Na programação teatral para os adultos, destaque para nomes conhecidos dos belohorizontinos como a Companhia Espírita Laboro e o Grupo Genesis e novidades como a Cia. Espírita Veredas e a Companhia do Bem. Com a música teremos as presenças imperdíveis da Dupla Tim e Vanessa (BH), de Hércules Mota (RJ) e a voz doce voz do cantor Junior Vidal de Vila Velha /ES Paulo.

Com as presenças da Cia Espírita Veredas e Cia do Bem e do Grupo Segredo, a campanha reserva ainda um espaço especial dedicado as crianças, com apresentações de teatro e música para o público infantil nas tardes de domingo.

“Como doutrina que caminha em direção ao espírito, ao conhecimento e descobrimento de nossa essência, o Espiritismo não poderia negar ou dispensar a atividade artística. Ao contrário, os conceitos e concepções que traz, ajudam-nos a ampliar nossa visão acerca da arte, vista como elemento importante no movimento de elevação das almas.”

O Projeto Encontro Marcado – Campanha de Popularização da Arte Espírita é uma realização da Abrarte – Associação Brasileira de Artistas Espíritas – por meio de seu núcleo em Belo Horizonte, e conta com o apoio da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME- BH) e União Espírita Mineira.

 

Ingressos – Livraria Novos Rumos – Rua Rio de Janeiro 1212 – Centro/ BH – Telefone: 3224-0643. – site do evento: htt://nucleobh.abrarte.org.br .Na portaria do teatro nos dias das apresentações

Outras informações pelo site: http://nucleobh.abrarte.org.br /Wadson Fernandes – (31) 99950-5183.

Grade de programação:

Data Horário.   Evento
01/abr 20h Hércules Mota /RJ Apresentação Musical
02/abr 20h Tim e Vanessa /BH Apresentação Musical
02/abr 16h Grupo Segredo /BH Apresentação Musical Infantil
08/abr 20h Lançamento CD Outro Tom:
Banda Nova Luz /DFAbertura: Lírio Celeste
Apresentação Musical
09/abr 20h Grupo Espírita Meu Cantar /MG

Abertura: Junior Vidal /RJ

Apresentação Musical
09/abr 16h Lançamento CD Infantil Pirlimpimpim:
Junior Vidal /RJ
Apresentação Musical Infantil
15/abr 20h O Minuto Seguinte

Grupo Genesis /BH

Apresentação Teatral
16/abr 20h Maria de Magdala e Joana de Cusa:

Cia. Espírita Laboro /BH

Apresentação Teatral
16/abr 16h Grupo Veredas

Em busca do grande tesouro:

Companhia do Bem

Apresentação Teatral Infantil

 af9d2bcb-7284-44ae-91f8-6c111040813f

Acontece nos dias 29 e 30 de Abril e 1 de Maio de 2017 a XII Mostra Espírita de Dança “Oficina do Espírito em Araras, interior de São Paulo.

A Mostra Espírita de Dança “Oficina do Espírito” idealizada pelo Grupo Espírita de Dança Evolução – GEDE acontece desde 2001.

A mostra conta com estudos sobre a dança e corpo sob à ótica da Doutrina Espírita, oficinas de aprimoramento, momentos de discussões entre os grupos espíritas de dança e apresentações artísticas.

O tema central deste ano é “É preciso simplicidade para fazer florescer”. Haverá um momento de estudo para  jovens e adultos com o temática –  “Quais os limites? Um debate sobre dança, corpo e tabus” – coordenado por Fernanda Alves, do Grupo Espírita de Dança Evolução e Laura Murari do Grupo Espírita de Teatro e Dança “Cor da Alma” de Rio Claro,SP.

corpo-e-tabus

Já estão confirmadas oficinas infantis com Regiane Medeiros – Contando histórias com o Corpo e uma oficina de circo (tecido) com Paulo Cézar da Silva. As oficinas buscam o diálogo entre o conhecimento da dança com o espiritismo, trazendo luz e conhecimento às nossas crianças que já são 50% do publico da Mostra “Oficina do Espírito”, afirma Fernanda Alves, uma das coordenadoras da mostra.

São disponibilizadas 100 vagas que dão direito a estadia, alimentação e material para estudos. Os grupos podem se inscrever para participar do evento, não há obrigatoriedade de se apresentar nas noites artísticas, que neste momento são abertas ao público em geral.

ABRARTE 


mq1Começou no dia 24 de fevereiro, e estende-se até o dia 30 de abril o período de inscrição para as cidades interessadas em sediar o 16º Fórum Nacional de Arte Espírita, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho de 2019, e também o 17º Fórum que se realizará conjuntamente com 3º Encontro Nacional de Arte Espírita, a ocorrer de 11 a 14 de Junho de 2020.

A diretoria entendeu necessária a antecipação da escolha da cidade-sede de 2020 para agora, em virtude das características e complexidades do evento.

Para participar da seleção, a cidade deve encaminhar proposta por e-mail à diretoria da Abrarte (diretoria@abrarte.org.br), demonstrando que possui uma equipe de trabalhadores envolvidos com a prática espírita e da qual participem, no mínimo, dois associados à Abrarte.

Outra exigência é que a cidade tenha condições de atender às necessidades técnicas e de estrutura do evento ou de viabilizá-las com antecedência, no tocante a alojamento/hospedagem, alimentação, translado aeroporto/rodoviária até o local do evento, espaço para apresentações artísticas e salas para realização de centros de interesse, debates, seminários ou similares. A escolha das cidades será feita em reunião conjunta entre a Diretoria e o Conselho Doutrinário, em 21 de maio de 2017.

A divulgação das cidades escolhidas acontece durante o 14º Fórum Nacional de Arte Espírita, em Goiânia, em junho próximo. Vale lembrar que o Fórum de 2018 acontece na cidade de Curitiba.

Os editais completos, contendo todas as informações estão disponibilizados no site da Abrarte.

ESTUDO


Estudo ONLINE – Arte e Religião com Júlio Nunes

RECORDAR É VIVER


 II ENARTE – III Mostra Nacional de Dança Espírita – São Paulo, Maio- 2016

Ivan Rocha – Coreografia: Força do Bem

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias, NOTICIAS SAPATILHA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s